Recentes

5/recent/post-list

Caffe nas Mídias

O Nascimento De Um Herói


JOE SHUSTER | JERRY SIEGEL | SUPERMAN | HERÓIS
Tempo de Leitura: 4min 2sec

Olá tudo bem?
A era de ouro nasceu juntamente com Superman de Joe Shuster e Siegal
Este era o período da grande depressão, a crise econômica mais duradoura da história, um período que abrigou diversos imigrantes nos EUA e onde a maioria eram judeus que buscavam por um recomeço, uma oportunidade de criar seus filhos e salvar sua família. A grande depressão pedia um salvador, os homens pediam um representante, alguém com ideias semelhantes que odiasse a injustiça e lutasse pela minoria, um herói para a população e talvez esse foi o motivo do grande sucesso, alguém vindo de outro planeta que tinha a intenção de apenas recomeçar, que odiava a injustiça e o caos e que lutava pelo certo e pelas pessoas incapazes de se defenderem, um homem que carregava em seu peito o símbolo da esperança, símbolo que lhe remetia a sua terra natal deixada por seus pais, o super-homem.
Os heróis nasceram para colorir os sonhos dos leitores, para lhe dar aquilo que desejavam, eles buscavam uma voz, um representante, algo bom no meio de tanto caos e foram ouvidos. Um alienígena foi o fruto do desejo mais humano de um período conturbado. Um alien com aparência humana e uma grandeza em seu coração. O homem mais forte do universo lutando pelo mais fraco.


O Superman foi a maneira que dois jovens judeus exteriorizaram os demônios que cercavam aquela época, a luta pela sobrevivência, os perigos das ruas, a criminalidade crescente, a imigração, todos os fenômenos expostos e estampados em um personagem, Superman se tornou o porta-voz da população daquele período. Ele refletia seus criadores, refletia uma população que sofria com o antissemitismo, com a fome, o desemprego e claro com a injustiça.
Esse foi só o começo, os heróis invadiram a guerra, nela tivemos Capitão América que deu um soco em Hittler e lutou pelos americanos e fez aquilo que todos desejavam fazer. Tínhamos heróis triunfando sobre seus inimigos. Inimigos reais como Hitler. Soldados eram inspirados pelas leituras, adultos foram fisgados e não havia como não serem atraídos para este fenômeno; chegou a vez para os quadrinhos no cenário adulto. Antes considerada leitura para crianças e débeis mentais agora passou a fazer parte da cultura americana; isso até a grande batalha dos quadrinhos encabeçada pelo psicólogo Frederick Wertham que afirmava avidamente que os quadrinhos corrompiam os jovens e os levavam para um comportamento perigoso.
Entre as décadas de 40 e 50 ele lançou um livro chamado a sedução dos inocentes levando a criação do selo de aprovação, onde os quadrinhos regrediram e eram rigidamente controlados, forma que tiveram que se adaptar para sobreviver, não havia mais socos ou sangue, historias de terror ou que chamasse atenção para além do público infantil, esse quase foi o fim dos quadrinhos. Mas essa é uma outra história*!!



Deixe aí nos comentários qual Super-herói te representa e porque ^^


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostei muito do texto e ainda não sei qual Super herói me representa ainda kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado pelo feedback, espero que descubra logo ^^

      Excluir

♡ Compartilhe suas impressões sobre o post ♡