Hoje abordaremos um assunto mais que necessário e muitas vezes desprezados ou deixado de lado em um Projeto Editorial na hora de reduzir custos em um orçamento — A Orelha.
{tocify} $title={☕Explore os Tópicos}
Mas você sabe que um livro com orelha possui uma longevidade maior? Antes de falar sobre isso vamos primeiro atacar os mitos. Porque não começar com o clássico, orelha sendo usada como marcador de páginas. Esse post pretende de uma vez por todas apresentar a real função desse detalhe tão pequeno e muitas vezes ignorado pelo leitor que faz uma grande diferença quanto a durabilidade da capa e na proteção do miolo.
Orelhas de livro para que servem?
A orelha de um livro serve muito mais do que apenas para inserção de informações, ela serve para manter um livro sem aquela famosa dobra na capa pós o manuseio e serve principalmente para a sustentação do miolo.
Entendendo a Função
Para entendermos melhor a função da orelha vamos ler um trecho escrito pelo capista profissional Rubens Lima:
As orelhas, além de um suporte para o conteúdo comercial e editorial, tem também uma função física: reforçar a estrutura da capa em encadernação brochura. Normalmente, a capa brochura é impressa em papel cartão não muito grosso (ao redor de 250 g/m²). Se não tivéssemos orelhas, as pontas da capa tenderiam a dobrar e amassar com a manipulação do livro — por isso, não é muito recomendado a escolha de capa brochura sem orelhas.Justamente para melhor sustentação da estrutura, as orelhas devem ter o tamanho mínimo de metade da largura do livro. E o tamanho máximo de 1 cm menor que a largura total do livro fechado. Ou seja, para um livro de tamanho fechado 14 x 21 cm, a largura das orelhas poderia ficar entre 7 cm e 13 cm.Os termos tecnicamente corretos para diferenciar as orelhas são: “orelha da capa” ou “primeira orelha” e “orelha da quarta capa” ou “segunda orelha”. Nunca usamos a nomenclatura “orelha direita” e “orelha esquerda”, pois isso varia, dependendo de como estamos olhando o livro.Rubens Lima - Estrutura de uma capa de livro.
Segundo Rubens, então a orelha tem uma função física a cumprir, e há uma certa necessidade em projetos de capas mais maleáveis em ter essa espécie de sustentação extra para comportar sem dores de cabeça toda a estrutura. Ou seja, acaba se fazendo necessário e muito mais do que um adereço de enfeite ou de informações, deixando claro a sua importância.
Mas a orelha ainda possui outra função — A de conter informações.
É comum orelhas virem com textos principalmente com notas sobre o autor, geralmente na "orelha da quarta capa".
A orelha ainda agrega mais uma função — A de encantar o leitor.
Sim, para quem nunca percebeu, ao longo dos anos as orelhas tem sido um grande amigo do leitor convidando-o a levar a obra para casa contando sobre a obra sem dar spoilers, encantando o leitor com uma prévia calculada e informativa a respeito daquele material.
É incrível como um detalhe tão pequeno faz toda a diferença no produto final, e lembre-se um livro é um ‘item’ comercial e possui composições e estratégias assim como qualquer outro produto à venda. Seus detalhes passam por uma rigorosa sessão de planejamento que chamamos — projeto gráfico, é aqui que se estabelecem custo de uma produção, números de cópias, paletas de cores, capa, material, tipo e tamanho >> chegar posts anteriores<<.
Chegamos ao fim e espero que as funções da orelha em um livro tenha ficado claro, e se houver alguma dúvida ou quiser relatar a sua experiência com a ausência de uma orelha conta aí queremos saber! Obrigado por nos acompanhar em mais uma exploração, e até a próxima!
2 Comentários
Sempre usei como marcador meu pai kkkkk
ResponderExcluirAcontece, agora já sabe para que serve!!
Excluir♡ Compartilhe suas impressões sobre o post ♡